quinta-feira, 19 de julho de 2012

37ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Por: BabyCenter

Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebê "a termo". Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor. Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer.
Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio.
Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses.

PENSAMENTO DE HOJE

"O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão." Honoré de Balzac
                                    

sexta-feira, 6 de julho de 2012

PENSAMENTO DE HOJE...

"Às vezes, as palavras se perdem na expressão da palavra Mãe. Nenhum dicionário definirá a magia do seu significado e, em todos os idiomas, traduz o mesmo sentimento: ser mãe."
Autor desconhecido

quinta-feira, 5 de julho de 2012

SURPRESA GOSTOSA - PARTE II

Agora é a vez de publicar aqui um pouco de um momento tão importante e especial que eu e Léo estamos vivendo à espera do nosso primogênito: José Ricardo, que ficaram registrados pelas lentes da fotógrafa Bárbara Millen.
Bárbara, agradecemos pelo registro de um momento muito especial que estamos vivendo, e que será eternamente guardado no coração.
Você conseguiu pelas fotos registrar tudo aquilo que eu e Léo estamos vivendo. Foi um dia bacana, que valeu cada troca de roupa e sol... (risos) valeu demais, só temos mesmo é que agradecer a você pelo carinho, profissionalismo e acima de tudo, a amizade.
Obrigada e saiba: admiramos e torcemos muito por você e pelo seu trabalho.

Abaixo o texto publicado pela fotógrafa, assim como as fotos...

GRAVIDEZ: PRI GRACIOLLI E LÉO

A cada dia meu coração se enche mais e mais de gratidão por poder participar de momentos especias
na vida de pessoas que tornam-se amigas ao fim de um trabalho ou que já são tão queridas quanto o casal Pri Graciolli e Léo, e mais do que isso, poder registrar estes momentos através das fotografias e traduzir estas imagens em diversos sentimentos.
Sei que o José Ricardo não nasceu ainda, mas ele nem imagina quanto amor está a espera dele.
Parabéns mais uma vez ao casal, pela simpatia, carisma e respeito ao meu trabalho.
Beijos...




SURPRESA GOSTOSA - PARTE 1

Hoje tivemos várias surpresas...
A primeira começou com uma linda declaração de amor da tia Céu ao nosso José Ricardo.
Após, fomos surpreendidos com as fotos tiradas pela fotógrafa Bárbara Millen, em seu blog.

Começo, com a publicação da mensagem da tia Marselle (Céu):
 
Ser tia……é olhar a para um novo ser acabado de nascer e sentir que não se sabe como vai ser o nosso estar.
Ser tia é desejo de simpatias e cumplicidades a que mais ninguém pode pertencer (mas que se podem partilhar).
É poder ceder ao cho...colate e bolacha extra porque todos os dias em que estamos se fazem sentir como uma excepção.
É poder ouvir a palavra “tia” e sentir cá dentro um bocadinho melhor!
É não resistir, dar colo.
Ser tia é aproveitar breves períodos de companhia e transforma-los em eternos momentos de lembranças.
Ser tia é preocuparmo-nos com os outros como se fossem nossos filhos mas saber que têm mães e pais que olham por eles.
Ser tia é rir porque nos revemos.
É pintar com aquele sentido de loucura que o dia a dia não nos permite.
É poder brincar com as emoções do “Sim” e do “Não” com leveza.
É aprender a lidar com carinho quando alguém não nos quer dar um beijinho.
Ser tia é agachar sempre para falar com o seu pequenino sobrinho e um dia espantar-se por perceber que já falam na mesma altura.
É partilhar histórias e procurar essa partilha.
Ser tia é saber que é uma continua descoberta de ser esse alguém para alguém!
É ter momentos de longas ausencias e assim mesmo, uma presença constante em sua vida.
Ser tia é ter a liberdade de fazer somente o que é gostoso… Brincar, fazer “arte”, ser companheira, deixando para os pais a parte mais difícil.
Ser tia, resumindo, é amar uma pessoinha que não é sua, mas a quem você pertence; acompanhar a vida de quem vive outras histórias e que faz parte da sua.
É decididamente apaixonante…e por isso, AMO Você JOSÉ RICARDO!
Foto: Bárbara Millen 

terça-feira, 3 de julho de 2012

FORMA DE USAR CINTO DE SEGURANÇA

PENSAMENTO DE HOJE...

"O tempo passa, a vida passa, somente o amor de mãe persiste aos desafios impostos pelo tempo."
                                                      Luis Alves


35ª SEMANA DE GESTAÇÃO

Por: BabyCenter

Agora, o bebê está apertadinho dentro do útero. Não se surpreenda se conseguir distinguir um cotovelo ou um joelho só de olhar para a sua barriga se mexendo. A cabeça pode "encaixar" no seu quadril, e as pessoas podem dizer que sua barriga está "baixa". Alguns bebês, no entanto, demoram mais para encaixar, principalmente quando não são o primeiro filho.
Os movimentos do bebê dentro da sua barriga estão um pouco diferentes. Em vez de tantos chutes, você sente uns "rolamentos". É que o espaço está ficando bem mais apertado.
Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. Os órgãos estão quase todos formados, e a partir de agora a tarefa principal será ganhar peso.

Como fica sua vida


Mudança no jeito de andar
Você certamente já notou que, vistas de costas, grávidas têm um jeitinho todo especial de andar: com as pernas meio abertas, pés apontados para fora, meio se balançando para cada lado a cada passo.
E não é só isso: você também vai andar mais devagar. Não se surpreenda de ter de pedir às outras pessoas que esperem você na hora de passear no shopping ou de sair para almoçar no trabalho.
Isso não impede que você continue caminhando. Andar é um ótimo exercício. Junto com a ioga e a hidroginástica, é uma das poucas atividades físicas que ainda dá para fazer de barrigão.
Além disso, vai ficar cada vez mais difícil dirigir. A legislação brasileira não impõe restrições para dirigir no último mês da gravidez, mas use o bom senso. Utilize sempre cinto de três pontos e tente manter alguma distância entre a barriga e o volante. Quando a distância deixar de existir, é hora de parar.





 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

PRESENTE DA TITIA

Filho: JOSÉ RICARDO, olha o que a titia Céu fez para você, lindo presente com as iniciais de seu nome:
 
Jóia
Obediente
Sábio
Esperto

Risonho
Inteligente
Calmo
Amigo
Radiante
Dócil
Ousado
 
Foto: Titio Júnior Graciolli

PENSAMENTO PARA COMEÇAR A SEMANA...

"Uma flor é bela, uma paisagem pode ser bela, mas a imagem de uma mãe transcende tudo aquilo que os olhos entendem por beleza."
                                                              Luis Alves

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TEMPO QUE GRÁVIDA PASSA DE PÉ AFETA CRESCIMENTO DO FETO, APONTA PESQUISA


Por: UOL/Gravidez &Bebês
Pesquisadores perceberam que mulheres que passavam a maior parte de sua jornada laboral de pé davam à luz a bebês cujas cabeças eram cerca de 1 cm menores do que a média. Isso, porém, não afetou a saúde dos bebês pesquisados no parto.
A pesquisa, publicada no periódico Occupational and Environmental Medicine, acompanhou 4,6 mil mulheres durante a gravidez. Cerca de 40% delas eram profissionais que passavam cerca de 8 horas por dia de pé - por exemplo, cabeleireiras, vendedoras e babás.
O pesquisador-chefe Alex Burdof disse que "não é surpreendente que a cabeça (dos bebês) seja menor em grávidas que ficavam de pé, mas foi uma boa surpresa descobrir que a diferença é pequena - apenas 3% menor do que a média".
Não se sabe, porém, que efeito isso pode ter no crescimento das crianças após o nascimento. Para Tim Overton, do Royal College de Obstetrícia e Ginecologia, na Grã-Bretanha, "é difícil saber se essas descobertas têm relevância clínica. Para saber se o tamanho da cabeça tem um efeito no desenvolvimento neurológico da criança seria necessário acompanhá-las por muitos anos ao longo de seu crescimento".

Trabalho na gravidez
A pesquisa de Burdof também mostra que trabalhar durante 36 semanas de gravidez não teve nenhum impacto no peso, tamanho ou no nascimento dos bebês estudados.
Tampouco se observaram efeitos em mulheres cujo trabalho envolvia levantar coisas pesadas - ao contrário de outros estudos que sugerem que o esforço físico pode afetar gravidezes de forma indesejada.
Jenny Myers, do Centro de Saúde Materna e Fetal de Manchester, disse que o excesso de esforço físico na gravidez "pode ter um pequeno efeito no crescimento do feto, mas o impacto disso no desenvolvimento da criança é desconhecido".
Acredita-se que esforço físico altere o fluxo de sangue ao útero e à placenta, reduzindo o suprimento de oxigênio e nutrientes ao feto. Além disso, o ato de levantar peso e inclinar-se pode aumentar a pressão abdominal, algo que tende a favorecer um parto prematuro.

Ambiente de trabalho
Burdof admite que "as implicações da pesquisa não estão claras", mas que devem servir de argumento para as profissionais grávidas que trabalham muito tempo de pé pedirem mudanças no ambiente laboral.
"Se ela trabalha por muitas horas, deve pensar em pedir uma redução da jornada no último trimestre da gravidez", disse ele.
Gail Johnson, da Faculdade Real de Parteiras da Grã-Bretanha, afirmou que "grávidas precisam ter a segurança de que seu trabalho não vai aumentar o risco de problemas. Esta pesquisa abre uma boa oportunidade de discussão de questões laborais para essas mulheres".
O estudo de Burdof foi feito entre 2002 e 2006, na Holanda. Outros fatores que afetam o crescimento fetal, como fumo, consumo de álcool e a idade da mãe também foram levados em consideração.




MENSAGEM DE HOJE...

"A maternidade tem o preço determinado por Deus, preço que nenhum homem pode ousar diminuir ou não entender."
Helen Hunt Jackson


MENSAGEM DOS TIOS

Que surpresa maravilhosa... hoje logo cedinho, ao abrir minha caixa de email, me deparo com uma linda mensagem dos tios: Marselle e Eduardo.
Divido com vocês a emoção e o carinho deles também para com nosso filho: José Ricardo.
Nós amamos vocês viu titios... Leonardo, Priscilla e José Ricardo

Mamãe Pri e Papai Léo:
Vocês estão recebendo uma das maiores bênçãos de Deus: Um filho, o primeiro filho, o José Ricardo.
E a caminho vem um anjinho para encantar nossos corações de tanta felicidade!
Novos planos, novos momentos, magia, encanto e vida!!!
Vida nova, nascimento do nosso tão sonhado e esperado José Ricardo.
A alegria de um momento único,  primeiro bebê, fruto de um lindo amor construído há +/_ uns  10 anos, rsss.... rsrsrsrs
A chegada do nosso príncipe trará muita felicidade e realização, uma criança sempre traz muita alegria, ainda mais no caso do nosso José Ricardo que ainda na barriguinha já é tão amado e esperado.
Desejamos a ele muita saúde e alegria, que ele venha como um raio de sol; dar cor e calor a nossas vidas.
Que o novo lar (o novo ap) seja ainda mais repleto de paz, luz e felicidades.
Começa agora uma nova vida, com sentimento de amor, carinho e união que só um bebê tão desejado poderia trazer.
A chegada do nosso JOSÉ RICARDO trará muita felicidade para todos nós.
Beijos e abraços dos seus titios que te amam muito...
Tia Céu & Tio Dudú



quinta-feira, 28 de junho de 2012

O PREÇO DE UM FILHO


Hoje Tia Lud nos enviou esta bonita mensagem, resolvi publicar para que conheçam o verdadeiro amor dos pais pelo filho...

 "Eu vejo repetidamente pesquisas dos custos para se criar um filho, mas é a primeira vez que vejo as recompensas listadas dessa maneira. Vale a pena conferir!

Uma ONG calculou recentemente o custo para se criar um filho, do nascimento aos 18 anos, e chegou a R$160.140,00 para uma família de classe média. O valor é chocante! E esse valor não cobra a formação escolar.
Mas R$ 160.140,00 não é tão ruim assim se você parcelar.
Ele se traduz em:
R$ 8.896,66 por ano;
R$ 741,36 por mês;
R$ 171,08 por semana e
meros R$ 24,24 por dia. Ou seja, cerca de um real por hora.
Mas o que você ganha gastando R$ 160.140,00?
-Direito a dar o nome
-Olhares de Deus todos os dias
-Risadinhas debaixo das cobertas todas as noites
-Mais amor do que seu coração pode suportar
-Beijos jogados no ar e abraços carinhosos
-Infinitas admirações por pedras, formigas, nuvens, biscoitos, cachorros, gatos, etc.
-Uma mão para segurar, normalmente cheia de geléia e de chocolate
-Um parceiro para fazer bolhas de sabão, soltar pipas
-Alguém para fazer você rir como bobo, não importa o que seu chefe tenha dito ou como as bolsas de valores se comportaram nesse dia
Por R$ 160.140,00 você não precisará crescer nunca.
Você deve:
-Ter os dedos sujos de tinta
-Modelar objetos
-Brincar de esconde-esconde
-Ouvir música da Xuxa
-Nunca deixar de acreditar em Papai Noel
Você terá desculpas para:
-Continuar a ler as aventuras do Ursinho Puff
-Assistir desenhos animados aos sábados pela manhã
-Assistir filmes da Disney
-Brincar na areia da praia ou andar no calçadão
-Fazer pedidos às estrelas
-Você recebe molduras de arco-íris, de corações ou flores sob imãs de geladeira, conjunto de mãos impressas em argila para o Dia das Mães, e cartões com letras viradas para o Dia dos Pais.
Por R$ 160.140,00 não há outro jeito mais fácil de ficar famoso.
Você é um herói apenas por: 
-Recuperar uma pipa no telhado
-Retirar as rodinhas da bicicleta
-Remover uma farpa do pé
-Encher uma piscina de plástico
-Fazer bola de chiclete sem estourar
-ter alguém torcendo pelo seu time de futebol (mesmo que seja da segunda divisão)
-Ir a parques de diversões e voltar exausto
Você tem lugar na primeira-fila da História como testemunha:
-Dos primeiros passos
-Das primeiras palavras
-Do primeiro sutiã
-Do primeiro namoro
-Da primeira vez atrás do volante de um carro
Você fica imortal. Você tem um novo braço na sua árvore genealógica e, se tiver sorte, uma longa lista de membros no seu obituário, chamados netos e bisnetos.
Você recebe formação em psicologia, enfermagem, justiça criminal, comunicação e sexualidade humana que nenhuma faculdade pode lhe dar. Aos olhos de uma criança, você se encontra logo abaixo de Deus.
Por R$ 160.140,00 você tem poder para:
-Curar um choro
-Espantar os monstros que estão debaixo da cama
-Remendar um coração partido
-Policiar uma festa sonolenta
-Cultivá-los sempre e amá-los sem limites
E assim, algum dia eles, como você, amarão sem medir os custos.
É um excelente negócio por este preço.
Ame e curta seus filhos, netos e bisnetos. É o melhor investimento que você fará na vida.
Por R$ 160.140,00 você poderia:
Comprar um carro de luxo
Comprar uma linda casa
Comprar um lindo iate
Mas nada... nada mesmo se equivale ao valor de um filho em nossa vida."
Eu te amo, meu filho.

MENSAGEM DA TITIA...

Filho, hoje titia Céu escreveu uma linda mensagem para você, vale a pena conferirmos e publicarmos aqui, no nosso blogger.

"Estamos contando os dias, as semanas, as horas, os minutos, os segundos para chegada do nosso querido príncipe JR!
É chegada hora, uma mistura de sentimentos, emoção a flor da pele não só da mamãe e do papai, mas de todos ao seu redor.
Não existem palavras suficientes para descrever o quanto amamos o José Ricardo!"
Beijos, titia Céu

MENSAGEM DO DIA...

Mãe:
"O berço em que, adormecendo, repousa um recém nascido,
Sob o cortinado do véu, parece que representa,
Para a mamãe que o acalenta, um pedacinho do céu".
                                                                                                                Olavo Bilac

quarta-feira, 27 de junho de 2012

FALTAM POUCOS DIAS...

Por: Pri Graciolli

A emoção toma conta... é uma mistura de sentimentos: ansiedade, alegria e amor.
Dentro de poucos dias chegará em meu lar uma criança muito desejada e amada por mim e por meu esposo, e claro, por todos nossos familiares.
Preparar dia a dia a sua chegada é algo muito prazeroso e claro, é o momento de toda a família participar. Lá de Juiz de Fora minha irmã Marselle, faz as recomendações: já levou as roupinhas? As lembrancinhas chegaram? Chego aí 3 dias antes para ajudar...
Daqui, minha mãe Emily, colaborando e orientando como cada peça de roupa será lavada... o carinho é grande, precisa ver, que bonito vê-la embalando cada roupinha. Separando as da maternidade e já colocando 1º dia, 2º dia e 3º dia... que amor pelas coisinhas do José Ricardo.
Meu pai José Francisco e esposo Leonardo, correndo contra o tempo para cobrarem dos pedreiros a entrega da nossa casa.
Meu irmão Júnior, providenciando as coisas para as fotos produzidas que ainda faremos e já programando as saídas com o sobrinho, kkkkk... (risos).
Tia Lud, Vovó Carmélia e Vovô Ricardo, ansiosos também com a chegada do priminho do Kayky, que virá cheio de energia e alegrando nossos lares.
Eu ansiosa, pensando em cada momento, olhando pra trás e vendo hoje que tudo o que está acontecendo tem sido prazeroso e está valendo a pena. Que está tudo quase pronto para recebermos o nosso amado filho: JOSÉ RICARDO.

Sonho com seu rostinho, será que parecerá com o papai ou com a mamãe? Como será sua chegada? Me Deus, é algo muito divino, toda esta espera, todas as etapas até chegar hoje aqui... ainda bem que são 9 meses, pois são muito detalhes e estou muito feliz! Sentir você mexer pela primeira vez (que emoção foi, lembro-me bem, estava eu e você em casa numa manhã de domingo quando você mexeu e a mamãe muito se emocionou), sentir você mexer hoje (que maravilhoso, e ainda tem gente que fala que é chato, mas não, digo em alto e bom som: É GRATIFICANTE! É PERFEITO! LINDO E QUERO SEMPRE MAIS E MAIS... Conversar com você e sentir sua reação no bate papo... sentir você mexer quando o papai chega e assobia, ou mesmo quando estamos conversando com você.
Sinto-me realizada em todos os sentidos: amorosamente, profissionalmente e agora como MÃE e foi você que me deu este presente!

Quero aproveitar cada segundo desses últimos dias, deixar tudo maravilhoso e cheiroso para sua chegada, para que você saiba e sinta acolhido por nós e saiba o quanto lhe amamos.

Amamos você BEBÊ, JOSÉ RICARDO, FILHO! Estamos lhe aguardando com muito amor.



PENSAMENTO DO DIA

"Ser mãe é sentir o universo todo em forma de um filho, é ter a maior de todas as forças quando assim for necessário ou como diria o poeta é ser feliz e padecer no paraíso, ser mãe é um dom, é a manifestação do verdadeiro amor encarnado numa mulher." 
Luis Alves, frases dia das mães


terça-feira, 26 de junho de 2012

CONSUMO DE ÁCIDO FÓLICO NA GRAVIDEZ DIMINUI RISCO DE AUTISMO NOS BEBÊS

Por: UOL/ Gravidez e Bebês
 
Idealmente, quando a mulher decide se preparar para engravidar, procura um obstetra com o intuito de preparar o corpo. Entre as diversas recomendações do médico, há a indicação de uma dieta rica em ácido fólico - mesmo antes da concepção. Uma pesquisa publicada no "American Journal of Clinical Nutrition" mostrou que as mulheres que consomem cerca de 600 microgramas diárias dessa substância têm maiores chances de proteger os filhos contra o autismo.
Entre 2003 e 2009, o estudo analisou as informações de 837 mães de filhos autistas entre dois e cinco anos. A pesquisa começou três meses antes das mulheres engravidarem e seguiu até o final da gestação. A quantidade e a frequência de ingestão do ácido fólico foram avaliadas em cada caso.
"O ácido fólico já é usado há muito tempo, mas nunca com essa finalidade. Esse trabalho nos mostra mais um benefício da vitamina durante a gestação", explica o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, uma dieta rica em ácido fólico deve ser iniciada três meses antes da mulher engravidar e continuar até a 12ª semana de gestação.
O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente em vegetais de folhas verde-escuras, tomate, aspargo, brócolis, além do fígado bovino, frutas cítricas e gema de ovo. Mas, normalmente, médicos prescrevem a vitamina para a gestante em forma de suplemento.
A ingestão dessa vitamina previne o fechamento precoce do tubo neural do bebê, evitando doenças como anencefalia e espinha bífida. O tubo neural desenvolve-se no primeiro mês de gestação e servirá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Além disso, a ingestão da vitamina também contribui para a redução do risco de mal de Alzheimer, evitar doenças cardíacas e derrames, controla a hipertensão e contribuiu no tratamento de anemias.

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES COM CRIANÇAS EM BERÇOS

Por: UOL/ Gravidez e Bebês

Com a chegada de um bebê, dúvidas quanto à segurança dos produtos para ele sempre surgem. Pensando na conscientização dos consumidores e na segurança das crianças, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) lança um vídeo com dicas de segurança sobre berços infantis.

No final de 2007, o Inmetro analisou 11 marcas de berços no mercado brasileiro e todas elas foram reprovadas. O instituto, então, decidiu regulamentar o produto e produzir um vídeo de alerta aos pais, que faz parte da  série "Faça Certo". 
A partir de dezembro de 2012, os berços deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos do Inmetro. Para o comércio o prazo vai até janeiro de 2014, quando somente os berços certificados e registrados deverão estar disponíveis para o consumidor. Assista ao vídeo com as dicas do Inmetro para comprar um berço e veja mais detalhes sobre a segurança do bebê na hora do sono.
Em 2007, o Inmetro analisou 11 marcas de berços
no mercado brasileiro e todas foram reprovadas

34ª SEMANA DE GRAVIDEZ

Por: BabyCenter

Que comece a contagem regressiva! Você está entrando no último mês da gravidez. A esta altura, os pulmões do bebê já estão razoavelmente desenvolvidos. Crianças nascidas com 35 semanas às vezes não precisam nem ir para o centro de tratamento intensivo, e já podem ir para o quarto com a mãe.

Como seu bebê está crescendo
Se sua grande preocupação é o parto prematuro, pode ficar mais aliviada. A maioria dos bebês que nasce nesta fase não enfrenta grandes problemas de saúde. Mas o melhor mesmo é ficar lá dentro por umas boas semanas, para ganhar peso. Os pulmões do bebê já estão desenvolvidos, e o sistema nervoso continua amadurecendo.

Como fica sua vida

Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril. É a pressão do peso do bebê sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico.
Você anda tendo quedas de pressão e
sensação de desmaio e tontura? É um sintoma desagradável, mas normal nesta fase. Os motivos podem ser vários. O calor é o mais frequente. Levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros fatores que causam esse mal-estar.
Às vezes a grávida se sente mal quando está deitada de barriga para cima. O peso do bebê pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo. É só mudar de posição para se sentir melhor. É por isso que muitas vezes os médicos recomendam às grávidas
dormir de lado.
É capaz que você esteja sentindo o
cansaço bater. É compreensível, com todas as mudanças por que seu corpo tem passado. Procure fazer as coisas com calma para guardar energia. Não se estresse se o quarto não estiver pronto, ou as lembrancinhas providenciadas. No final, tudo dá certo.
Algumas roupinhas e o seu leite materno bastam para o bebê nos primeiros dias. O resto é detalhe.

 




PENSAMENTO DE HOJE...

"O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível."
Marion C. Garretty

segunda-feira, 25 de junho de 2012

AGENDA DA GESTANTE - 8º MÊS

Por: UOL/ GRAVIDEZ E BEBÊS

São nove meses que passam voando. Quando você se der conta, estará às portas da maternidade. Por isso, é preciso planejar muito bem o que terá de ser feito mês a mês. Assim, você evita ter de realizar compras quando já estiver pesada e cansada. Ou ser pega de surpresa, e ter de correr para o hospital sem ter organizado tudo o que precisava.

8º MÊS
Lave as roupinhas do bebê com sabão neutro, sem amaciante. Não precisa lavar todas, apenas as que ele vai precisar no primeiro mês, como as tamanho RN e P. Deixe secar bem e passe com ferro quente. É também o momento para arrumar a mala da maternidade. Separe cada troca de roupa em saquinhos com o nome do bebê. Leve pelo menos seis kits com macacão, body, culote e meia. Não se esqueça de seus pertences: uma ou duas boas camisolas, que sejam confortáveis e facilitem a amamentação; um penhoar para receber as visitas; itens de higiene; pantufas. É bom levar um batom, para ficar bonita ao receber as visitas.


PENSAMENTO DE HOJE...

"A teoria da relatividade pode explicar muitos segredos do universo, no entanto o amor de mãe não é relativo, é absoluto."
Paul Antonine

sexta-feira, 22 de junho de 2012

ACIDENTES NA INFÂNCIA

Por: UOL/ Gravidez e Bebês

Como prevenir e socorrer em casos de emergências


Acidentes são comuns durante a infância, portanto, os pais devem estar sempre preparados para agir com os primeiros socorros e buscar ajuda médica rapidamente. A maioria dos acidentes com bebês e crianças, sobretudo as quedas, causa lesões leves, porém, alguns podem ser fatais.
Segundo o Dr. Paulo Sérgio Ciola, chefe do Departamento de Pediatria do Hospital Ana Costa, os acidentes são a causa mais comum de mortes em crianças maiores de um ano. Também causam incapacidade e sofrimento significativos em crianças e podem acarretar estresse pós traumatismo.
Os tipos de acidentes que acometem os pequenos dependem da idade e do estágio de desenvolvimento da criança. Por exemplo, na fase entre 1 e 2 anos de idade, os acidentes em geral ocorrem no domicilio. As crianças com essa faixa etária são propensas às quedas, escaldaduras, ingestão de substâncias potencialmente nocivas, e afogamentos na banheira ou piscina.
“Lactentes e crianças de 1 a 2 anos necessitam de supervisão constante feita por adultos. A maioria dos acidentes graves em crianças pequenas pode ser prevista e prevenida por um adulto”, alerta o Dr. Ciola.
Já as crianças maiores sofrem uma gama diferente de acidentes, sobretudo como pedestres ou ciclistas, durante a prática de esportes ou por quedas ao escalar alturas.
Prevenção de acidentes e procedimentos de emergência:
- Acidentes com pedestres: as crianças entre 5 e 9 anos estão sobre risco máximo, sobretudo na saída da escola. São incapazes de estimar a velocidade ou prever perigos do trânsito e situações perigosas. Embora seja importante conscientizar as crianças sobre os riscos, a prevenção primária deve ser feita com supervisão adulta.
- Acidentes com passageiro: uso do cinto de segurança e cadeira adequadas para idade e posicionamento correto é fundamental para evitar acidentes no trânsito.
- Acidentes com ciclistas: quando a criança aprende a andar de bicicleta as quedas são inevitáveis. Portanto, o uso de capacete de segurança é muito importante para evitar lesões graves. 
- Lesões internas: muitas vezes aparentemente a criança não está machucada após um traumatismo intenso, porém, pode haver lesões internas. Nesses casos devem ser levadas ao Pronto Socorro imediatamente após o acidente para serem realizados exames.
- Queimaduras e Escaldaduras: as queimaduras são a segunda maior causa de morte mais frequente na infância. Alguns cuidados para prevenir esse tipo de acidente são evitar que as crianças circulem perto de fogões, deixar os cabos das panelas sempre virados para dentro, e não deixar tomadas sem proteção. As crianças com grandes queimaduras deverão ser encaminhadas imediatamente ao Pronto Socorro.
Para queimaduras leves (apenas vermelhidão sem formação de bolhas provocados por contatos leves com ferro quente, panela quente, etc.) coloque a parte queimada embaixo de água corrente fria ou, se possível, dentro de uma vasilha com água fria por uns 5 minutos. Após isso apenas enxugue sem esfregar e envolva a área com uma gaze ou pano limpo e seco. Não passe ou coloque nenhum tipo de produto (pomadas, pó de café, pasta de dente, etc.) e nem esfregue no cabelo.
Se a queimadura for mais intensa, com formação de bolhas, coloque a área afetada embaixo da água corrente por 5 minutos. Se for preciso coloque a pessoa no chuveiro (água sempre fria). Depois de passados os 5 minutos envolva o corpo com um pano limpo e seco (não esfregue) e leve a pessoa ao pronto-socorro imediatamente.
Se a queimadura foi resultante de contato intenso com fogo ou produtos químicos, leve o paciente imediatamente ao pronto-socorro.
Importante! Nunca fure as bolhas.
- Afogamentos ou quase afogamentos: deixar uma criança sozinha em uma banheira, mesmo que só por alguns minutos, pode ser fatal. Mesmo as crianças maiores podem escorregar e ter dificuldade de se levantar em uma banheira cheia de água. As piscinas devem ter cercas ou redes que evitem o acesso. Ainda assim, a supervisão de um adulto sempre que estiverem perto do local é importante.
- Intoxicação: crianças são curiosas e adoram experimentar coisas que desconhecem. Para evitar esse tipo de acidente, evite armazenar produtos de limpezas em garrafas PET de refrigerantes, não deixe produtos tóxicos ao alcance dos pequenos, guarde remédios em armários trancados. Caso haja ingestão de quaisquer produtos, seja limpeza, remédios ou outras substâncias, a criança deve ser imediatamente levada ao Pronto Socorro.
- Engasgamento: crianças pequenas adoram levar objetos estranhos à boca e é comum engasgar ou sufocar com eles. Para evitar, não deixe peças pequenas por perto. Se ocorrer o engasgamento, estimule a criança a tossir e tente retirar da garganta se o objeto estiver à mostra. Caso contrário, leve imediatamente a um pronto socorro para que um profissional possa fazer a remoção adequadamente.
- Traumatismo Crânio Encefálico: esta é a maior causa de morte em crianças. Em geral, para evitar esse tipo de trauma, não deixe as crianças sem supervisão de adultos. Lembre-se que os pequenos são rápidos e não tem noção do perigo. Verifique sempre a segurança do ambiente e a manutenção dos brinquedos. Mesmo parquinhos projetados para crianças podem oferecer perigo. Em casos de trauma, é mais importante entrar em contato com pediatra da criança ou levá-la ao Pronto Socorro.
Em qualquer caso de acidente com crianças, é importante os pais manterem a calma para socorrer a criança. Não é recomendado medicar a criança sem a orientação de um pediatra. Em casos de traumas leves, os pais podem observar a criança e ligar para o pediatra para pedir orientações. Se houver cortes profundos, lesões, intoxicação, queimadura, engasgamento ou outro trauma grave, a criança deve ser imediatamente levada ao Pronto Socorro.
TELEFONES IMPORTANTES
Verifique em sua região quais os telefones de emergência disponíveis como os da polícia, bombeiros, resgate (ambulâncias) e tenha-os sempre à mão (coloque-os na agenda de seu celular e também anote-os em um papel e deixe fixado em sua geladeira, por exemplo).
Para casos de intoxicação saiba o número também

Ao ligar procure ter em mãos:
  • Idade do paciente
  • Peso do paciente
  • Como foi o contato com o produto
  • Há quanto tempo foi a exposição
  • Os sintomas que o paciente está apresentando
  • Informações sobre o produto - Tenha a embalagem em mãos
  • Um número de telefone para contato